Notícias da Região de Visconde de Mauá

Notícias da Região de Visconde de Mauá

Workshops para crianças e jovens no "Salão do Pinhão"
  • Maio, 2018
  • fonte: Mauá Tur / IAA Comunicação e Eventos

Workshops para crianças e jovens no "Salão do Pinhão" da Região de Visconde de Mauá, ensinam a fazer bolinho de chuva e a decorar azulejos.

Chef Ana Ribeiro apresentará massa especial feita com pinhão e ceramistas técnicas em baixo relevo.

Com o objetivo de unir cultura gastronômica e artes, dois workshops destinados a crianças e jovens serão realizados nos dias 21 e 23 de maio durante o Salão do Pinhão, que acontece na Região de Visconde de Mauá, encravada na Serra da Mantiqueira, entre as cidades do Rio de Janeiro (200Km) e São Paulo (290Km), com chegada pela Rodovia Presidente Dutra.

No dia 21 de maio, às 8h e às 13h, a chef Ana Ribeiro vai ensinar crianças de três a oito anos, de seis turmas da Escola Municipal Francisco Quirino Diniz, a botarem a mão na massa.

Pioneira em aulas de cozinha para os pequenos, desde fins da década de 1990, Ana criou uma receita especial para este workshop, o “chupinhão”, bolinho de chuva com pinhão dentro da massa.

A criançada também vai aprender a fazer o ‘franguinho arrepiado” (empanado com farinha de pinhão), além de misturar e abrir massas de biscoitos que serão decorados com carinhas para assar, e massa de pizza, tudo à base de pinhão. “Vai ser bem divertido”, garante ela.

Ana Ribeiro é uma das mais famosas chefs do país.

Foi a primeira mulher a assumir o posto no internacional Le Saint Honoré, no antigo Hotel Le Méridien, no Rio de Janeiro.

No início da carreira, logo que contratada, trabalhou na França com Paul Bocuse.

É formada em hotelaria pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduada em docência superior pela Fabes.

Foi chef no Club Gourmet, de José Hugo Celidônio, onde trabalhou por dez anos. Passou pela rede Iberostar, no Rio de Janeiro e na Bahia e pelo Le Canton.

É professora do Senac Rio de Janeiro e professora convidada de pós-graduação em Recife, Salvador e Rio.

Já os ceramistas Evelyn Kligerman e Luis Merigo, craques em oficinas de azulejos há mais de 30 anos, receberão no Centro Cultural Visconde de Mauá, no dia 23 de maio, 30 crianças e jovens da Escola Estadual Antônio Quirino Diniz, para ensinar a técnica de baixo relevo na decoração das peças.

Cada um será estimulado a criar seu próprio desenho, baseado no mês do pinhão. Em seguida, os azulejos serão levados para o ateliê dos artistas para finalização e retornam para os participantes do workshop. “Pensamos em fazer um mural com todos eles.

Vamos ver se eles gostam da ideia”, conta Evelyn.

Exposição no Salão do Pinhão em cartaz até 26 de maio

Os workshops fazem parte do Mês do Pinhão, que conta com uma série de atividades em torno da tradição gastronômica e cultural local e tem no XIII Salão do Pinhão, sediado no Centro Cultural Visconde de Mauá, sua principal atração.

Artistas plásticos, fotógrafos e escultores apresentam, até 26 de maio, suas obras acerca do fruto comestível da araucária, símbolo da região.

A visitação pode ser feita aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, e, durante a semana, em visitas escolares previamente agendadas.

Ao fim, cada visitante vota na obra que mais gostou.

Mais de 200 artistas já participaram dos 12 salões realizados desde 2006.

O encerramento este ano do Mês do Pinhão ocorrerá no sábado, dia 26 de maio, a partir das 17h, no Centro Cultural, com apresentação dos músicos Leopoldo Commisso (violoncelo) e Fernando Farias (violino).

As barracas dos restaurantes e bares participantes do “Mês do Pinhão” destinarão parte de suas arrecadações a fundos para o CCVM e escolas da região.

No mês de junho, de 22 a 24, acontece o Concurso Gastronômico com a presença de chefs convidados.

A REGIÃO - O mês de maio é especial na RVM e dedicado ao pinhão.

O fruto da araucária, típico da serra e celebrado como ingrediente principal nos charmosos restaurantes e pousadas e estrela de vários eventos culturais e gastronômicos.

A Araucária angustifólia”, é o único pinheiro nativo do Brasil.

Árvore símbolo da Serra da Mantiqueira, é uma espécie que existe há 250 milhões de anos.

As vilas bucólicas (Visconde de Mauá, Maromba e Maringá) com suas praças, igrejas e casarios antigos são verdadeiros cenários da vida rural e ambiente acolhedor do evento.

A região une três municípios (Itatiaia, Resende e Bocaina de Minas) e dois estados (Rio e Minas Gerais) com uma natureza de belas paisagens e cortada por rios cristalinos, com cachoeiras e quedas d'água de tirar o fôlego.

Nessa época do ano é possível acordar com a visão de um mar de nuvens na janela e raios de sol filtrados por ramos de araucárias e sentir a grandeza da serra e do verde das matas.

Num casamento perfeito para quem gosta de curtir o friozinho proporcionado pela altitude entre com 1.300 e 2.200 metros e noites em frente à lareira, com bons vinhos e companhias.

SERVIÇO

Workshops para crianças e jovens de escolas da região.

Dia 21/05 – com a chef Ana Ribeiro, na Escola Municipal Francisco Quirino Diniz

Dia 23/05 – com os ceramistas Evelyn Kligerman e Luis Merigo, no Centro Cultural Visconde de Mauá – Av. Wenceslau Braz - 699 - Salas 1 e 2, Centro.

Mês do Pinhão

De 3 a 26 de maio e de 22 a 24 de junho.

Fonte e Imagem: Mauá Tur / IAA Comunicação e Eventos